Primeiro Seminário do projeto do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira

Ir em baixo

Primeiro Seminário do projeto do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira Empty Primeiro Seminário do projeto do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira

Mensagem por Ricardo em Qui 10 Jun 2010, 00:44

CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
Museu Digital da Memória Afro-Brasileira

O Projeto Museu Digital da Memória Afro-Brasileria é uma iniciativa de pesquisa e extensão do Programa Fábrica de Idéias e do Pós-Afro (Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos), ambos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) em parceria com o Programa de Pós-graduação em história da UEFS, que realiza o trabalho de resgate e digitalização de documentos sobre o Recôncavo e o interior da Bahia. O Primeiro Seminário do projeto de Museu Digital da Memória Afro-Brasileira se realizará no CEAO, nos dias 10 e 11 de Junho, com o apoio do Programa Pró-Cultura da Capes. Confira a programação abaixo. Mais informações no site: www.fabricadeideias.ufba.br.

Primeiro Seminário do projeto do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira

10 e 11 de Junho de 2010

Programação

Quinta - feira: 10 de junho

14:00 a 14.20 Lívio Sansone (UFBA): Apresentação do projeto do Museu Digital

14:20 a 14:40 Teresinha Fróes Burnham (UFBA): Museu digital e educação

14:40 a 15:00 Paula Barreto (UFBA): A constituição do acervo do Centro de Estudos Afro Orientais

15:00 a 15:20 Antonio Motta (UFPE): Possibilidades e limites de um museu digital

15:20 a 15:50 DEBATE

15:50 a 16:10 Jocélio Teles dos Santos (UFBA): O mapeamento dos terreiros de candomblé em Salvador

16:10 a 16:30 Luiza Nascimento dos Reis (mestranda do Pós-Afro, UFBA): Do arquivo morto para o museu digital: a historia do CEAO online.

16:30 a 16:50 Gabriel Cid (UERJ) e Mauricio Castro (UERJ): A transformação do jongo em patrimônio

16:50 a 17:10 Sergio Ferretti (UFMA): Tambor de mina e cultura popular

17:10 a 17:30 Renato Athias (UFPE): Museu Digital do Índio em Pernambuco

17:30 a 18:00 DEBATE

Sexta - feira: 11 de junho

14:00 a 14:20 Valdemir Zamparoni (UFBA): Digitalização e arquivos em Moçambique

14:20 a 14:40 Marcelo Cunha (UFBA): Patrimonialização: do presencial ao virtual

14:40 a 15:00 Jamile Borges (UFBA): Tecnologias da imagem: dos museus físicos aos museus online

15:00 a 15:20 Raquel Noronha (UFMA): A produção do sentido na construção de iconografias

15:20 a 15:50 DEBATE

15:40 a 16:00 Cláudio Pereira (UFBA): Arquivos do cinema baiano

16:00 a 16:20 Álvaro Roberto Pires (UFMA): Movimento negro nacional e ritualística do povo de santo

16:20 a 16:40 Carlos Benedito (UFMA): Reggae e bumba meu boi no cenário cultural maranhense

16:40 a 17:00 Carla Georgina (Mestranda em C. Sociais/UFMA): Ressignificando Fronteiras: territorialidade E identidade no Boi –meu– Boi do Maranhão / Lady Selma Albernaz (UFPE): “o urrou do boi Em Atenas: Instituições, experiências culturais e identidade no Maranhão.

17:00 a 17:30 DEBATE

17:30 Lançamento do Site do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira

18:00 Coquetel de Encerramento

CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br - Site: www.ceao.ufba.br

Ricardo
Admin

Primeiro Seminário do projeto do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira Empty Re: Primeiro Seminário do projeto do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira

Mensagem por Marcos Rezende em Qui 10 Jun 2010, 05:29

Ricardo, Léo, Inez, Luiz e demais,
Legal. Vamos aguardar o site para análise. Isso inspira aquele projeto que mencionei e, precariamente, rascunhei nos e-mails. Em Recife conversei sobre o mesmo com a minha prima e ela achou a idéia genial e viável. Pois bem, estou atolado com os trabalhos do curso e espero, em breve, encaminhar a primeira versão para apreciação dos interessados. É uma questão de tempo, apenas. Enquanto isso continuo ganhando adeptos na família.... Inté

Marcos Rezende

Primeiro Seminário do projeto do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira Empty Re: Primeiro Seminário do projeto do Museu Digital da Memória Afro-Brasileira

Mensagem por Leo Alvim em Qui 10 Jun 2010, 16:14

Pena que é na Bahia. Gostaria de estar presente para compreender melhor as demandas de um museu digital
Leo Alvim
Leo Alvim

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: